segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos

Alverca, 26 de Janeiro
Já há algum tempo que não visitávamos os belos trilhos junto ao novo hospital em Vila Franca de Xira tão nossos conhecidos e de nosso gosto. Reunidos os 8 betetistas lá fomos nós direitos a Vila Franca onde chegados junto a hospital se deu inicio à subida… e que bela subida foi. Não contentes com o esforço, fizemos um ligeiro desvio e subimos mais um pouco para visitar o Monte do Senhor da Boa Morte, onde para além da visita à Ermida do Senhor da Boa Morte, uma estrutura habitacional da época islâmica, sepulturas escavadas na rocha, uma linha de muralhas e as ruínas de um solar podemos também apreciar a bela vista sobre as Lezírias do Tejo. Sem duvida que foi um dos pontos altos apreciar a bela paisagem…
E depois de uns belos trilhos na serra adjacente, com muitos paus, troncos, ramos e adrenalina, lá começámos a descer para a localidade da Loja Nova passando ao lado da Quinta e Convento de Santo António e dos vinhedos da Quinta da Granja. Sempre no sobe e desce da nossa região lá fomos nós por estrada até à localidade de Casais de Granja onde fizemos a nossa habitual paragem para repor os níveis de colesterol com a já nossa conhecida sandes paio de porco preto. 
Daqui atá Arruda dos Vinhos foi um pulo e após uma ligeira paragem seguimos por estrada para Alverca com um pequeno desvio pelos trilhos da Calhandriz. Por fim lá chegamos nós a Alverca, cansados mas felizes por mais uma jornada em que o convívio e a boa disposição foram dominantes mas em que também apareceram as silvas, os troncos, a lama... e tudo aquilo que um verdadeiro betetista não abdica.

A tradicional foto de equipa, desta vez no Monte do Senhor da Boa Morte.

Bela paisagem quer cá em cima, quer lá em baixo.

BTT puro e duro? Pois claro que sim...

E sem pés por cima dos eucaliptos?

Vivó convivio! 

Jeropiga com palhinha para a despedida também vale!